• Facebook
  • Twiiter
  • Instagram

Destaque

05/06/2017

Rádio AM passará a funcionar na faixa FM no Paraná

O Paraná é o quinto estado a participar do mutirão de migração, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. O termo de adaptação e outorgas, que permite a migração de emissoras de rádio AM para a faixa FM, foi assinado pelo governador Beto Richa na manhã desta segunda-feira (5), no Palácio Iguaçu.

Além do ganho em qualidade de sinal, a mudança de faixa permitirá às emissoras AM de todo país recuperar audiência e faturamento. A meta do governo federal é promover, até o final deste ano, a migração de 1,5 mil rádios em todo o Brasil. Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.


Para efetivar a mudança, as emissoras que operam em frequência AM devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. Ao todo, 161 emissoras AM do Paraná manifestaram interesse ao Ministério em mudar de faixa.

 

Educativa AM – A Rádio É-Paraná AM é uma emissora com proposta de programação voltada para o serviço de utilidade pública, tendo como público-alvo os moradores de Curitiba e Região Metropolitana. A Rádio Pública do Estado começou a ser idealizada em 1953, durante a comemoração do centenário da emancipação política do Estado do Paraná. A primeira sede da rádio foi no Colégio Estadual do Paraná, com programação exclusiva de música clássica e aulas de idiomas. A partir dos anos 80, a MPB passou a fazer parte da programação.

 

Em 1992, a emissora passou a se chamar Rádio Educativa. Três anos depois, veio o primeiro grande processo de modernização, com a aquisição de novos transmissores, com o objetivo de ampliar o alcance da Rádio Educativa AM. Atualmente, os programas da Rádio É-Paraná 630 AM priorizam os assuntos sobre cidadania, educação, cultura, meio ambiente, economia popular e saúde. Além disso, promovem a interação com os ouvintes, com valorização da Música Popular Brasileira (MPB).


Acesse o site para também ouvir a Rádio É-Paraná 630 AM.


Migração AM/FM

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Transparencia
  • pod-cast radios am fm
  • A Rádio É-Paraná comemora 61 anos.