• Facebook
  • Twiiter
  • Instagram

Notícias

11/08/2017

Policiais e bombeiros são homenageados no evento em comemoração aos 163 anos da PM

A Polícia Militar do Paraná completou nesta quinta-feira (10) 163 anos e, como parte das comemorações, que aconteceram na Academia Policial Militar do Guatupê, o Governo do Estado autorizou a licitação que prevê a reforma do Bloco 3 da academia, no valor de R$ 3 milhões.

A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854, como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas (Revolução Federalista de 1893; Guerra do Contestado de 1912; a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932), e até mesmo no maior conflito armado da América do Sul (Guerra do Paraguai).

Na solenidade, foram homenageados os militares estaduais, as Forças Armadas e autoridades civis, pela contribuição cedida à corporação. No mesmo evento, foi assinado o documento governamental para reconvocação do comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, para continuar no Comando.

Homenagens – Foram homenageados os policiais e bombeiros militares que cumpriram com o dever e foram além do limite. Houve a entrega da Medalha de Sangue, destinada aos militares que, durante o cumprimento do dever, acabaram feridos e tiveram suas atividades físicas ou psicológicas afetadas.

Um dos homenageados foi o cabo Marlon Jean Carvalho, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), que se envolveu em um confronto armado, foi baleado e ainda assim conseguiu prender um suspeito. “Para mim, é uma satisfação receber essa medalha. O reconhecimento da corporação nos motiva a sempre fazer o melhor pelo cidadão paranaense”, disse.

Também foi entregue a Medalha Mérito Escolar, destinada aos primeiros três colocados do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO): capitão Alfredo Euclides Dias Neto, capitão Juliano Caciatori e a major Letícia Chun Pei Pan.

Os policiais e bombeiros que completaram 30, 20 e 10 anos de serviços prestados com regime bom ou de excelente comportamento foram condecorados com a Medalha Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, respectivamente.

Oficiais e praças perfilaram-se em frente ao palanque de autoridades e receberam a honraria das mãos dos paraninfos.

Após as homenagens houve desfile de frações de tropas representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, incluindo as unidades especializadas que atuam em todo o Paraná.

 

Leia também: Aniversário da Polícia Militar é marcado por homenagens

Fonte: www.pr.gov.br

 


Aniversário

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Transparencia
  • pod-cast radios am fm
  • A Rádio É-Paraná comemora 61 anos.