• Facebook
  • Twiiter
  • Instagram

Notícias

11/10/2017

O Paraná vai manter o horário de verão

O Paraná é um dos onze estados Brasileiros que vai adiantar o relógio em uma hora a partir do dia 15 de outubro. Assim, no Estado, continua valendo o horário de verão. Estudos apontam que o horário diferenciado traz uma economia de 4% ao país.


O fim do horário especial chegou a ser cogitado pelo Governo Federal, após uma pesquisa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que apontou que o programa não seria tão útil em relação ao consumo de energia. Segundo a Pesquisa do Ministério de Minas e Energia, o consumo de eletricidade está ligado diretamente à temperatura e não mais ao horário.


No entanto, o Governo decidiu manter o horário de verão porque ministério de Minas e Energia não haveria tempo hábil para fazer uma consulta à população sobre o assunto.


A economia de energia ocasionada pelo horário de verão pode ajudar o sistema elétrico nacional.O horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas. No entanto, somente em 2008, o horário diferenciado se tornou permanente.A meia noite do dia 15 de outubro, moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil vão ter que adiantar os relógios. O horário de verão termina no dia 19 de fevereiro de 2018. A decisão de manter o horário de verão só está confirmada para 2017.


Verão

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Transparencia
  • pod-cast radios am fm
  • A Rádio É-Paraná comemora 61 anos.