10/11/2017

Encerra neste sábado (18) o Mutirão da Cidadania no Tatuquara

Vai até sábado (18) o Mutirão da Cidadania do Tatuquara, promovido pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de Curitiba. São ofertados mais de 200 serviços nas áreas de saúde, educação, segurança e desenvolvimento social, além de atendimento por meio da Copel e Sanepar e outras atividades para os moradores dos bairros da região.

Este é o quarto mutirão realizado este ano pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba. Entre os serviços mais procurados pela população, está a emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho.

Os serviços da área de saúde também são muito requisitados, especialmente para a realização dos testes rápidos de HIV/aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão, teste de glicemia, além de orientações e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar).

Os visitantes poderão ainda atualizar o cadastro para o atendimento em serviços ofertados pelo Estado e Município e solicitar a inclusão em programas sociais.

Durante o evento, haverá apresentações de dança e música, além de outras atrações. Até o fim do ano, todas as regionais de Curitiba receberão uma edição do evento. Confira a lista de serviços de instituições do Governo do Estado que participam do evento.

Abaixo, seguem alguns serviços ofertados pelo Governo do Estado:

SAÚDE - A saúde participa com diversas ações. Serão oferecidos testes rápidos de HIV/aids, hepatites virais e sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações à população e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar). Os atendimentos serão feitos em parceria pelas secretarias estadual e municipal da Saúde.

SEGURANÇA - O Instituto de Identificação do Paraná vai confeccionar carteiras de identidade ao público. A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), com o seu ônibus móvel, também participará da ação, elaborando boletins de ocorrência (exceto flagrante).

FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Prestará informações acerca dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres e das pessoas idosas. O Programa Família Paranaense, voltado à proteção e à promoção das famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social, também vai dar orientações aos presentes.

EDUCAÇÃO - A comunidade terá informações sobre a educação de jovens e adultos, educação profissional e esclarecimentos sobre os programas e projetos ofertados pela rede estadual de ensino.

JUSTIÇA E TRABALHO - O Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos fará atendimentos e esclarecimento de dúvidas sobre carteira de trabalho, realizará consulta de vagas de emprego e encaminhará pedidos de seguro-desemprego.

PROCON - Participará com orientação e distribuição de cartilhas sobre direito do consumidor.

DETRAN - Vai oferecer serviços de habilitação (pedido de segunda via de CNH e consulta de pontuação) e veículos (extrato de débitos e emissão de Guia de Licenciamento), além de levar um terminal de autoatendimento para consultas e pagamento de taxas. A equipe de educação para o trânsito fará brincadeiras com crianças e orientará sobre dispositivos de segurança e direção segura. Também será possível fazer cadastro no Detran Fácil, que permite solicitação de serviços pela internet.

COPEL – A empresa fará todo o atendimento aos consumidores, com os mesmos serviços prestados em suas agências. Entre eles estão: pedido de nova ligação; atualização cadastral; cadastro de tarifa social/luz fraterna; emissão de segunda via da fatura; pedido de religação de energia; orientações sobre uso seguro e eficiente de energia, com teatro, palestras e distribuição de materiais informativos a crianças e pais.

SANEPAR - Fará o registro e a divulgação das famílias que são beneficiárias da Tarifa Social da companhia; vai renegociar débitos e regularizar cadastros. A empresa também fará a apresentação do Programa Trate Bem a Rede, que incentiva a comunidade a descartar corretamente o óleo de cozinha. Serão feitas palestras sobre a importância da proteção da bacia hidrográfica e dos rios da localidade e o plantio de árvores. O ônibus EcoExpresso vai demonstrar todo o ciclo da água e promoverá palestras sobre o uso consciente da água.

FAZENDA - O Programa Nota Paraná vai prestar informações aos cidadãos, inscrever pessoas interessadas e imprimir cartões com o número do CPF.

FOMENTO PARANÁ - A instituição financeira terá um técnico especializado que atua como agente de crédito para orientar sobre linhas de financiamento de microcrédito, troca de boletos, atualização de cadastro e outros serviços.

CELEPAR - Vai ministrar o Curso Básico de Smartphone, voltado às pessoas com idade superior a 60 anos.

ITCG - Vai dar esclarecimentos sobre regularização fundiária de áreas rurais e promover mostra de rochas e outros minerais encontrados no Paraná; entrega de materiais de geoturismo, prestando informações sobre o conhecimento geológico do Estado.

ORIENTAÇÃO - Diversos órgãos do Governo do Estado também vão esclarecer dúvidas sobre os programas estaduais, como a devolução de parte dos impostos por meio do Nota Paraná, registro de famílias que podem ter a tarifa social da Sanepar; e a tomada de crédito por meio da Fomento Paraná, instituição financeira do Estado. Além disso, haverá atividades culturais, de esporte e lazer.