• Facebook
  • Twiiter
  • Instagram

Destaque

03/01/2018

O IPVA 2018 pode ser parcelado até final de janeiro

Os donos de veículos com placas de final 1 ou 2 tem até a próxima quarta-feira para pagar o IPVA de 2018 em parcela única e ganhar desconto de 3%. Para aqueles que optarem pelo parcelamento em três vezes a primeira parcela vence no dia 22 de janeiro. A Secretaria Estadual da Fazenda já enviou os boletos para o endereço dos proprietários. Se não recebei em casa ainda a opção de imprimir uma nova guia através do site: fazenda.pr.gov.br.

O IPVA de 2018 vai ser maior do que em 2017, mesmo com a redução do número de veículos em circulação; com o aumento da idade da frota; e desvalorização na tabela Fipe. Este ano o imposto será 3,57% maior que o de 2017, que teve redução de 3,46% no valor do IPVA comparados a anos anteriores.

O Paraná teve apenas uma adequação das alíquotas em 2015 e agora a estabilidade acontece por conta da redução de veículos novos. Metade do valor do IPVA fica com os municípios de origem dos veículos e a outra metade tem destinação obrigatória para Saúde, Segurança e Educação no Estado.

Os proprietários de veículos usados tiveram uma redução média de 3,46% no valor do IPVA. O motivo é a desvalorização dos veículos, medida pela pesquisa da Fipe, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A crise econômica levou a uma redução da frota de veículos que será tributada, que ficou 1,37% menor. Já os veículos não tributados tiveram crescimento de 5,24%, em razão de ano de fabricação há mais de 10 anos ou de isenções legais. A maior parte da frota terá alíquota de 3,5% sobre o valor de venda. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%.

IPVA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Transparencia
  • pod-cast radios am fm
  • A Rádio É-Paraná comemora 61 anos.