• Facebook
  • Twiiter
  • Instagram

Notícias

11/01/2018

Aplicativo ajuda pessoas com 50 anos de idade ou mais encontrarem emprego

Uma ferramenta vem ajudando aposentados e profissionais que perderam o emprego a se recolocarem no mercado de trabalho. O aplicativo ajuda a aproximar pessoas com 50 anos de idade ou mais a oferecer serviços e consultoria em áreas específicas. É isso o que faz o aplicativo Longevou, lançado em meados de 2017, por um casal que mora em Curitiba, e que já expandiu a agência para a São Paulo.

Pelo aplicativo, aqueles que se encaixam na faixa etária contemplada, de 50 anos ou mais, pode oferecer serviços de todo tipo. Os serviços vão desde cuidados com idosos, pet sitters, recreação, artesanato e produtos de alimentação até aulas de crochê e artesanato e consultoria em áreas específicas como direito, engenharia e contabilidade. Quem contrata avalia, na sequência, o profissional contratado e ajuda os outros usuários a escolher. O aplicativo é gratuito.

Um levantamento do Sebrae, que recebeu recebeu o nome de “Perfil do potencial empreendedor aposentado”, foi realizado com 1,2 mil pessoas com mais de 50 anos, mostra que um em cada 10 brasileiros que está prestes a se aposentar diz que deseja abrir um negócio próprio nos próximos dois anos.

Segundo pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil chegou a 12,2% em 2017 e atinge 12,7 milhões de brasileiros. Mesmo diante desse quadro animador, a realidade brasileira demonstra que as vagas disponíveis para a terceira idade ainda não são suficientes para atender a demanda. No final de 2015, dos 6,6 milhões de idosos economicamente ativos, 170 mil estavam em busca de uma vaga.

Este índice de desemprego é significativo para a economia já que quase um quarto dos lares brasileiros é provido por uma pessoa com mais de 60 anos. E a tendência é que este panorama cresça ainda mais em virtude da crise econômica, porque os idosos se deparam com a necessidade de proporcionar assistência financeira aos parentes que perderam o emprego.


Emprego

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Transparencia
  • pod-cast radios am fm
  • A Rádio É-Paraná comemora 61 anos.