• Facebook
  • Twiiter
  • Instagram

Notícias

12/02/2018

Paraná é credenciado para realizar transplante de pulmão pelo SUS

O Paraná é um dos cinco estados brasileiros com um hospital credenciado para realizar transplantes de pulmão pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias devem começar a partir do mês de abril no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba.

Onze pacientes estão sendo avaliados para a realização do transplante. Destas 11 pessoas, oito estão sendo preparadas para fazer a operação. Para a realização da cirurgia, geralmente, são selecionados pacientes com casos mais graves. O pré-transplante consiste em um tratamento de recuperação da capacidade pulmonar, além de fisioterapias.Os pulmões transplantados podem ser de um doador vivo ou falecido. A compatibilidade do órgão do doador e do receptor é através do tipo sanguíneo. Especialistas dão preferências para pessoas que possuem a caixa torácica do mesmo tamanho, no entanto, não descartam o transplante de uma pessoa adulta para uma criança, por exemplo.

Em 2017, 112 transplantes de pulmão foram realizados no Brasil. Além do Paraná e Porto Alegre, a modalidade de transplante é feita em São Paulo, Bahia e Ceará. Em todo o país, 87% dos transplantes de todos os tipos de órgãos são feitos pelo SUS. O Brasil possui 70 organizações de procura de órgãos e 62 bancos de tecidos; quase 500 hospitais cadastrados; e mais de mil e duzentas equipes especializadas em transplantes.


Saúde

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Transparencia
  • pod-cast radios am fm
  • A Rádio É-Paraná comemora 61 anos.