• Facebook
  • Twiiter
  • Instagram

História da Rádio

Rádio Educativa do Paraná

Em 1953 a Rádio Educativa do Paraná começava a ser idealizada. Sua instalação iniciou-se durante a comemoração do centenário da emancipação política do Estado do Paraná.

O governador, da época, Bento Munhoz da Rocha Neto acreditava que a região tinha necessidade de uma rádio de caráter exclusivamente cultural e didático, e assim nasceu a primeira Rádio Educativa no Estado, que ficou sob responsabilidade do Sr. Aluízio Finzetto.

22/10/1953 foto historia da radio
22 de outubro de 1953

A instalação total dos estúdios foi concluída somente em 1955 e foi em setembro do mesmo ano que as primeiras ondas da emissora ganharam espaço em Curitiba, enviadas diretamente da sede inicial, o Colégio Estadual do Paraná.

Na época a rádio, que se chamava Rádio Colégio Estadual do Paraná, tinha uma programação exclusivamente clássica e operava diariamente das 8h às 19h. Na programação da emissora também estavam aulas de idiomas como inglês, alemão e italiano.

Radio Estadual do Paraná
06 de fevereiro de 1959

 Radio Estadual - novas instalações 29 de novembro de 1973

Rádio Estadual Novas Instalações
29 de novembro de 1973
Inauguração Rádio Estadual
22 de maio de 1974 Inauguração
 Divonei Machado de Campos Secretário da Imprensa

 Divonei Machado de Campos           Secretário da Imprensa  1974             

Na década de 70, Aluízio Finzetto dá lugar a Sérgio Mercer, que dirige a rádio até a década de 80, mantendo o estilo clássico e operando em ondas AM.

radio estadual

22 de maio de 1974

radio estadual

22 de maio de 1974


Rádio Colégio Estadual Novas Instalações

julho de 1981

Depois de Sérgio Mercer, quem assume a direção da Rádio Estadual do Paraná é José Maria de Azevedo, que inclui na programação a MPB, um ritmo crescente do país nesta época.

Foi somente em 1992, sob a direção de Débora Yankilevitch, que a emissora passou a se chamar Rádio Educativa e começou a ser transmitida também em frequência FM, operando em 107,9 MHz, com uma programação jovem, inclusive valorizando o rock nacional e a música regional.

 Rádio Colégio Estadual 1981

Pouco tempo depois a Rádio Educativa se estabeleceu na frequência em que opera hoje, 97,1 MHz, com direção artística de José Pereira de Melo e adotou uma programação baseada em música, informação, educação e cultura, adicionando programas e formatando a grade para atender a um público mais diversificado e exigente.

 
Recomendar esta página via e-mail:
  • Transparencia
  • pod-cast radios am fm
  • A Rádio É-Paraná comemora 61 anos.